quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Reconhecimento do gramado do Estádio Rei Pelé- Maceió- Alagoas- Brasil,1971.


 Zagueiro Central Milton, no Estádio Rei Pelé, conhecido como Trapichão. Maceió -Alagoas. Jogo entre Centro Sportivo Alagoano-CSA- versus Treze Futebol Clube, de Campina Grande-PB. Reconhecimento do Gramado. Era costume à época, não sei se hoje ainda se mantém,  a equipe visitante fazer reconhecimento do gramado, no dia anterior ao jogo. Dava aos atletas, a oportunidade de  melhor se situar no Estádio com milhares de torcedores, e evitar surpresas diante da multidão que iria enfrentar no dia seguinte. O Estádio Rei Pelé, à época, tinha capacidade para 40 mil pessoas. Foi inaugurado um ano antes, em 25 de outubro de 1970, entre o famoso time do Santos, de Pelé, versus Seleção de Alagoas. Vale salientar que o gramado do Estádio Rei Pelé, era considerado por todos os atletas que nele jogavam como excelente, irretocável, o melhor do Brasil. Aos 18 anos de idade esta também foi minha impressão, quando nesta segunda vez nele joguei, a primeira tinha sido pelo Sport Club do Recife, alguns meses antes. Maceió, Alagoas, Brasil, 17 de outubro de 1971. 

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Equipe Infanto - Juvenil do Sport Club do Recife.



   Estádio da Ilha do Retiro. Sport Club do Recife. Recife- Pernambuco Brasil. Formação da Equipe da esquerda para direita. Em pé: Roberto- Reginaldo- Milton- Fausto- Reginaldo- ? . Agachados: Luisinho  Ailton- Deodato- Zé Maria- ?.  Peço desculpas pela não identificação de dois dos meus colegas desta equipe.
     A formação de atletas profissionais de futebol é um processo longo. Iniciamos nas chamadas "Escolinhas de futebol", aproximadamente aos 12 anos. Exige-se disciplina, dedicação, perseverança, hábitos saudáveis e muito treino. Os estudiosos dos esportes, estimam que a formação de base de um atleta de futebol profissional, exige uma carga horária aproximada entre 4.500 a 6.000 horas de treinamento; semelhante a dos estudos secundários. Não incluindo os jogos em finais de semana. A medida que ascende para as categorias mais elevadas- juvenil, aspirantes, etc, ou na nomenclatura atual, sub 17 ou sub 20, a quantidade de horas exigidas de treinos físicos e coletivos, aumenta mais ainda
       Toledo(2002) e Damo(2005),, afirmam, que menos de 1%, aproximadamente 1 a cada 2.000 garotos, em clubes da Série A- são aproveitados nas peneiradas dos clubes. Recife-Pernambuco, nas décadas de 60 e 70 era a terceira cidade do Brasil em população. Era e ainda é, um grande centro de futebol do Brasil Os três clubes principais: Sport Club do Recife, Clube Náutico Capibaribe e Santa Cruz revezavam-se e ainda o fazem, nas participações da Série A do Campeonato Brasileiro.