Estádio Plínio Lemos- Campina Grande- Paraíba. A fotografia mostra o Zagueiro Central Milton, vindo do Sport Club do Recife, em agosto de 1971, por empréstimo, para o Treze Futebol Clube de Campina Grande- O conhecido Galo da Borborema. O aquecimento iniciado nos vestiários, em torno de vinte minutos antes de entrar em campo, era dado continuidade no gramado, Este é um dos momentos, do início de um dos grandes clássicos do futebol do Nordeste.do Brasil, jogo entre Treze versus Campinense Clube, de Campina Grande-PB. Um ou dois dias antes ocorriam carreatas no centro da cidade. A rivalidade era grande. À época, as duas equipes tinham ótimos atletas.
O último título estadual conquistado pelo Treze, havia 5 anos, no Campeonato Estadual de 1966, tendo como Diretor do Treze, o grande Desportista,Administrador, Economista, Professor Universitário e Reitor da hoje UEPB. Dr. Edvaldo de Souza do Ó, conhecido como o Realizador, por tantos benefícios que trouxe para a cidade de Campina Grande. O Botafogo de João Pessoa, tinha conquistado três títulos e o Campinense dois, neste espaço de tempo. Uma das razões pela qual o Treze , financeiramente, não estava bem.Cinco anos sem um título. Mas, mesmo assim,todos os jogos entre as equipes eram muito aguerridos. Em um clássico, os erros nas jogadas, devem ser mínimos, e ocorrem, claro.Uma pequena falha, pode definir o resultado de um jogo, e levar a equipe beneficiada a uma posição dianteira na Tabela, definindo as vezes o campeonato. Daí a preocupação redobrada de todos, em um clássico.
Observa-se na fotografia, diferenças nas roupas- padrão- e chuteiras,em relação àquelas dos atletas da atualidade-2020. Camisas.calções e meiões eram de algodão, absorviam bastante água quando chovia durante a partida. Por baixo do meião usávamos a canaleira para proteção, que também ficava úmida, As chuteiras de couro bem diferentes dos elegantes e impermeáveis modelos atuais, também ficavam bastantes encharcadas com a água, Nos pés, por baixo do meião, usávamos uma atadura de algodão-gaze-, enrolada até o tornozelo, para evitar ou mesmo minimizar o efeito das contusões por torção do tornozelo, muito frequentes nos atletas de futebol. e altamente doloridas. Campos com gramados irregulares, são muito propensos à contusões nos tornozelos e joelhos.O próprio esporte, futebol, com muitos contatos, propicia estes frequentes traumatismos, muito doloridos levando, às vezes,dois meses, para o restabelecimento do atleta. Daí a importância do clube possuir um bom plantel-geralmente aqueles ricos financeiramente e bem administrados- e com jogadores reservas de mesmo nível dos titulares. À época para os traumatismos. um dos tratamentos era luz de frequência infravermelho, o outro era o chamado "contraste". Este último, se punham dois baldes, um com água muito quente, quase fervendo, e outo com gelo. Daí colocávamos alternadamente o pé no gelo e na água quente. Após isto, pomadas e anti-inflamatórios.
Observem que não existiam propagandas nas roupas. Em local nenhum. Não podia. Até mesmo na Seleção Brasileira. O ramo de café, mas sem nada escrito, foi o primeiro detalhe na camisa da Seleção Brasileira, pois representava nosso maior produto de exportação. As rendas dos clubes e consequentemente salários dos atletas, baixos por sinal, eram provenientes dos torcedores nos estádios. Empresários não interferiam nas escalações e os "passes" dos atletas pertenciam ao clube que os formou nas equipes de base desde os 12 anos, ou a eles próprios.
Estou falando de 1970, onde o Brasil tinha conquistado o Tri-campeonato Mundial, onde o melhor e mais bonito futebol do mundo estava aqui no Brasil.Os excelentes estavam aqui. Com o Santos Futebol Clube, sendo bi-campeão mundial em 1962 e 1963, e Edson Arantes do Nascimento- Pelé- sendo a estrela maior desta constelação de craques que o Brasil mostrava e encantava o mundo do futebol. Até hoje, nunca ouvi, o nome, a fama de nenhuma pessoa,no mundo, em qualquer atividade,ser maior, mais conhecido e falado do que o nome "Pelé". Onde chegava era uma celebridade, na maior expressão que esta palavra pode ter. O seu time, O Santos, era conhecido por o Santos de Pelé e não Pelé do Santos." Entende" As noites das quartas-feiras e as tardes dos domingos, o povo brasileiro apreciava um futebol de arte, de beleza ímpar.Disputado, jogado,aguerido. O nível do futebol era alto, padrão excelente. e isto fazia que fôssemos nivelados por cima. Esta era a grande diferença. O ponto de corte para quem queria jogar futebol era alto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário